Os sistemas de monitoramento contam com uma ampla variedade de equipamentos de diferentes tecnologias, as quais podem atender as necessidades específicas de cada usuário. A Vektran analisa os dispositivos que mais se adaptam e que resultam na melhor configuração para cada tipo de demanda. Isto pode ser feito através da adoção de padrões usuais de CFTV (Circuitos Fechados de TV) ou pela aplicação de software de projeto específico para sistemas mais complexos.

Abaixo podemos observar um esquema com os itens característicos de CFTV e que, em geral, são complementares para a elaboração e instalação de um eficiente projeto:



Geração de Sinal de Vídeo

O papel da geração dos sinais de vídeo fica a cargo das câmeras de monitoramento. Disponíveis em diversos tamanhos, resoluções e sensibilidades, são o componente primário na captação das imagens e de fundamental importância para a eficiência no controle monitoramento. Suas dimensões podem ser ajustadas para o local onde serão instaladas ou de acordo com suas especificações. Podem ser coloridas ou P&B, fixas ou móveis, com diferentes resoluções de imagem, para curtas, médias ou longas distâncias de captura, para ambientes internos ou externos com baixa ou alta luminosidade. Podem também estar associadas a dispositivos de gravação de áudio independentes ou conjugados e trabalhar através de uma rede IP.



Transmissão de Imagens

As imagens capturadas, bem como os sons, devem ser encaminhados para processamento com boa velocidade e mínima perda de qualidade. Para isso, dependendo das dimensões da instalação, formas adequadas de transmissão são utilizadas, como os tradicionais cabos coaxiais, cabos de par trançado, fibras óticas, redes, transmissores/receptores Wi-Fi ou intranet/internet. Cada um destes meios depende de especificações definidas em projeto e de sua viabilidade no ambiente de instalação.



Processadores de Vídeo/Gravadores

Após a recepção do sinal de vídeo e sua correspondente transmissão, há necessidade de que ele seja processado e transformado de acordo com a finalidade que desejamos. Se tivermos um sistema múltiplo de câmeras, todos os diferentes sinais devem chegar ao mesmo dispositivo e serem devidamente separados para visualização, análise ou gravação.

A separação das imagens é feita nos chamados quad splitters ou nos multiplexadores, que permitem a visualização de 4 a 16 imagens simultaneamente. Hoje, com a utilização quase que exclusiva de sistemas digitais, os DVRs (Digital Video Recorders) aglutinam esta operação de multiplexação de imagens com a gravação das imagens para futura recuperação e análise.



Recepção de Imagens/Sons

A visualização efetiva das imagens capturadas pode ser feita através de monitores específicos de LCD/LED utilizados para informática convencional ou televisores da mesma natureza de maiores dimensões, quando a exibição do conteúdo filmado é pública ou para ambientes de controle que contam com múltiplas atividades e grupos de vigilância.

Ao mesmo tempo, os diversos recursos tecnológicos móveis existentes permitem a adequação da recepção e controle autônomo das imagens pelos usuários que desejarem tê-las em Tablets e Smartphones.



Complementos

A segurança de seu patrimônio pode ficar mais completa com dispositivos complementares de controle de acesso. Alarmes, cercas elétricas e concertinas também são itens que a Vektran disponibiliza para coibir a ação de visitantes indesejados e que podem ser integrados a um eficiente sistema de monitoramento.



<<Voltar ao topo>>

F: 11 3082-1340
Área Comercial: 11 97166-4720 / Área Técnica: 11 7739-7025 - ID: 100*21576
Rua Tavares Bastos, 408 · Perdizes · São Paulo/SP · 05012-020